quinta-feira, 14 de abril de 2016

OS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO MEDIADO COM TECNOLOGIA E INTERATIVIDADE EM TEMPO REAL UTILIZADOS NO MUNICÍPIO DE URUCURITUBA, NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO AMAZONAS, NO ENSINO FUNDAMENTAL, BRASIL, ANO 2016.

UNIVERSIDADE DEL SOL - UNADES

MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO



                                                                         

OS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO MEDIADO COM TECNOLOGIA E INTERATIVIDADE EM TEMPO REAL UTILIZADOS NO MUNICÍPIO DE URUCURITUBA, NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO AMAZONAS, NO ENSINO FUNDAMENTAL, BRASIL, ANO DE 2016.



LEANDRO RAMOS FURTADO






ASSUNÇÃO, PARAGUAI
2016









UNIVERSIDADE DEL SOL - UNADES

MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO


OS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO MEDIADO COM TECNOLOGIA E INTERATIVIDADE EM TEMPO REAL UTILIZADOS NO MUNICÍPIO DE URUCURITUBA, NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO AMAZONAS, NO ENSINO FUNDAMENTAL, BRASIL, ANO 2016.


Tese apresentado a Universidade Del Sol – UNADES como requisito de nota final para a obtenção do título de mestre em Ciências da Educação.


                           Orientador: Profº. Dr. Enrique López.





ASSUNÇÃO, PARAGUAI
2016

RESUMO
O intuito desse trabalho é analisar os recursos didáticos no ensino mediado com tecnologia e interatividade em tempo real utilizados nas escolas Estaduais da Amazonas na Escola Estadual Licinio José de Araújo no Município de Urucurituba, no ensino fundamental, Brasil, ano 2016.  A investigação deu-se no desenho estudo de caso. Com enfoque qualitativo, porque analisa os recursos didáticos aplicados no ensino mediado com tecnologia e interatividade em tempo real, pois neste sentido usaram-se fontes de dados das opiniões dos envolvidos e os documentos que deram suporte da coleta dos dados sobre os recursos didáticos o ensino mediado com tecnologia com interatividade em tempo real. A pesquisa obteve um alcance descritivo. A população referente é de 160 envolvidos entre professores presenciais e ministrantes, coordenador e alunos. Amostra esteve conformada com não probabilista com 04 professores presenciais e 04 professores ministrantes e 01 coordenador, totalizando um amostra de 9 envolvidos, e uma amostragem probabilística dos 65 alunos. Como instrumento de coleta utilizou-se a observação participante, questionários fechados e abertos aplicados aos entrevistados, os quais foram: professores presenciais e ministrantes, alunos e coordenador. Os principais resultados da pesquisa indicam que os recursos didáticos aplicados no ensino mediado por tecnologia com interatividade em tempo real, no Município de Urucurituba, nas escolas Estaduais da Amazonas, no Ensino Fundamental, Brasil, ano 2016, são a plataforma educacional IP.TV, computador, a vídeo conferencia, impressora, microfone, livros didáticos, nobreeck, pendrive, TV, chat público e privado.


Palavras chaves: Recursos didáticos. Ensino mediado. Tecnologia com interatividade em tempo real.
 


INTRODUÇÃO

 

O presente trabalho intitula-se os recursos didáticos no ensino mediado com tecnologia e interatividade em tempo real utilizados no Município de Urucurituba, nas escolas Estaduais da Amazonas, no Ensino Fundamental, Brasil, ano 2016.
A presença inegável da tecnologia em nossa sociedade constitui a primeira base para que haja necessidade de sua presença na escola. A tecnologia é, como a escrita, uma tecnologia da inteligência, fruto do trabalho do homem em transformar o mundo, e é também ferramenta desta transformação. Apesar da produção das tecnologias esta a serviço dos interesses de lucro do sistema capitalista, a sua utilização ganha o mundo e acontecem também de acordo com as necessidades, desejos e objetivos dos usuários.
Neste âmbito social e educacional os recursos didáticos vêm se apresentar como um conjunto de dispositivo (materiais) utilizado concomitantemente ou não, que auxiliam o processo de aprendizagem. São classificados em: recursos naturais pedagógicos, tecnológicos, culturais e etc. Podendo também ser classificados como recursos audiovisuais; tecnológicos independentes.
Pode-se dizer que os recursos didáticos naturais são elementos de existência real na natureza, como água, pedra, animais. Os recursos didáticos pedagógicos são o quadro, flanelógrafo, cartaz, gravura, álbum seriado, portfólio, slide, maquete. Os recursos didáticos tecnológicos são a internet e seus dispositivos, rádio, toca-discos. Gravador, televisão, vídeo cassete, DVD, computador, ensino programado, laboratório de línguas. Os recursos didáticos culturais são a biblioteca, museu, exposições.
O ensino mediado com tecnologia é um método educacional que tem como finalidade principal superar as distâncias e dificuldades de acesso existentes na região amazônica e prover ensino qualidade. O ensino mediado com tecnologia funciona com transmissão das é feita ao vivo, via satélite, através de televisores, para salas de aulas do interior do amazonas, onde em cada sala há um professor presencial auxiliando nas atividades propostas pelos professores ministrantes que ficam no estúdio transmitindo as aulas diárias.
A tecnologia com interatividade em tempo real é o ensino que rompe teoricamente com a ideia de um ensino que coloca o professor como centro do processo de ensino para um novo sistema, no qual se teria a aprendizagem e sua construção colaborativa como escopo principal, ou seja, o professor deixa de ser um transmissor de conhecimentos, para ser mediador entre os saberes e os estudantes.
O conceito "interatividade" é de fundamental importância para o estudo da comunicação mediada por computador, da educação à distância, da engenharia de software e de todas as áreas que lidam com a interação homem-máquina e homem-homem via computador. Porém, tal conceito tem recebido as mais diversas definições, onde muitas delas têm, na verdade, mais confundido e prejudicado a pesquisa e o desenvolvimento de interfaces e criação de cursos mediados por computador.
Apesar de ser introduzida com maior ênfase nos anos 60, com uma pedagogia tecnicista, foi nos anos 80 que a tecnologia educacional passou a ser compreendida como uma opção de se fazer educação contextualizada com as questões sociais e suas contradições, visando o desenvolvimento integral do homem e sua inserção crítica no mundo em que vive, apontando que não basta utilização de tecnologia, é necessário inovar em termos de prática pedagógica. A tecnologia educacional, portanto, ampliou seu significado constituindo-se no “estudo teórico-prático da utilização das tecnologias, objetivando o conhecimento, a análise e a utilização crítica destas tecnologias, ela serve de instrumento aos profissionais e pesquisadores para realizar um trabalho pedagógico de construção do conhecimento e de interpretação e aplicação das tecnologias presentes na sociedade.
Observou-se que em certas comunidades por serem distantes da sede do município e a falta de professores disponíveis para irem ministrar aulas nessas localidades longícuas, onde o transporte muitas vezes é precário, as comunidades ficam isoladas, as necessidades e diversidade são inúmeras. Neste cenário defasado onde muitas vezes o poder público não investe em políticas públicas para incentivar os professores a irem para essas comunidades, vale ressalta a más condições de moradia que muitas vezes os professores enfrentam ao chegarem nessas escolas. Devido a essa problemática a secretária do Estado do Amazonas junto a Fundação Roberto Marinho, preocupou-se em levar ate as comunidades o ensino mediado por tecnologia e oferecendo o ensino fundamental aos diversos municípios uma formação continua sem sair de suas comunidades.
A motivação que levou-se a este estudo de campo foi o desejo de saber como o ensino mediado por interatividade em tempo real está sendo aceita nas escolas públicas de Urucurituba – AM. Para isso, visitou-se algumas escolas dessa cidade, identificando e analisando as práticas de ensino que envolvem o uso do sistema mediado por tecnologias, diagnosticando as tensões, os desejos e as possibilidades de seu uso pedagógico na escola. Por ser o ensino mediado um campo de conhecimento interdisciplinar, que lança mão de imagens no processo de ensino e aprendizagem, buscou verificar de que forma os professores deste ensino usam os recursos didáticos atualmente disponíveis.
Hoje, é possível visualizar fruto deste projeto, que foi da o nome de Igarité que esta presente nessas comunidades e leva um vislumbre na educação tecnológica, na qual permitiu aos comunidades locais promover o desenvolvimento pleno e continuo dos alunos na área fundamental e médio.
Os antecedentes do tema para o embasamento teórico necessário para a elaboração da proposta apresentada estão resumidos a seguir, embora outras referências tenham sido selecionadas e navegadas. Abaixo estão alguns dos mais relevantes trabalhos relacionados que serviram para evidenciar o estado da arte e contribuir satisfatoriamente para a ampliação do conhecimento aplicado neste trabalho.
Um dos mais conceituado pensador que ajudou embasar este trabalho foi o filósofo Pierre Lévy é um dos pensadores mais representativos da revolução digital no mundo contemporâneo. Nasceu na Tunísia e realizou seus estudos na França, onde fez doutorado em Sociologia e em Ciências da Informação e da Comunicação. Hoje é professor titular da cadeira de Pesquisa em Inteligência Coletiva, da Universidade de Ottawa, no Canadá. Também presta serviço a vários governos, organismos internacionais e grandes empresas, sobre as implicações culturais das novas tecnologias. Seus livros já foram publicados em mais de 20 países.
Lévy concebeu o conceito de Inteligência Coletiva em 1994 – um novo tipo de pensamento sustentado por conexões sociais que são viáveis com a utilização das redes abertas de computação da Internet. Lévy afirma ainda que a Internet é um instrumento de desenvolvimento social, porque possibilita a partilha da memória, da percepção, da imaginação. Isso resulta na aprendizagem coletiva e na troca de conhecimentos entre os grupos.
Outro antecedente O projeto “Ensino fundamental Presencial com Mediação Tecnológica” (EMPMT) foi planejado e implementado pela equipe do Centro de Mídias da “Secretaria de Educação do Estado do Amazonas”, em 2007, para atender à demanda de oferta de ensino fundamental junto ao maior estado do Brasil.
Ele transmite aulas diárias ao vivo por meio de tecnologia satelital e IP multimídia (protocolo internet), com interação de áudio e vídeo entre todos os participantes, é um exemplo sobre como as mídias digitais têm ajudado a solucionar complexos problemas educacionais. Atende atualmente a cerca de 30.000 alunos.
No início, o principal objetivo do governo era exatamente conseguir fazer com que o ensino médio chegasse às comunidades mais distantes de Manaus.
José Augusto de Melo Neto (Centro de Mídias – SEDUC-AM), Luci Ferraz de Mello (NCE/USP), Maria Augusta da Silva Ximenes (Centro de Mídias – SEDUC-AM). Em 2008 a tese apresentado ao programa de pós-graduação em Ciências da comunicação, Área de Interfaces Sociais da comunicação. A pesquisa tratava sobre a mediação tecnológica na Educação: conceitos e aplicações abordavam a área de intervenção edocumunicatica “Mediação Tecnológica na Educação” TEM, tratava-se das vertentes nas quais da Educomunicação se estrutura epistemologicamente e que se encontrava bastante evidenciada, nos dias de hoje, por conte da educação a distancia.
A referida equipe de pesquisadores constatou que um novo campo de intervenção social, denominado Educomunicação, já se consolidara. Esse campo se estrutura de um modo processual, midiático, transdisciplinar e interdiscursivo, a partir de quatro áreas concretas de intervenção social, quais sejam: educação para a comunicação, mediação tecnológica na educação, gestão da comunicação e reflexão epistemológica.
Em 2010 a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo com a dissertação da pesquisadora Professora Andreza Bastos referente a “Educação presencial mediada por tecnologia com interatividade em tempo real.
Para Andreza que constatou que o ensino mediado era uma alternativa de ensino para os professores da zona rural, pois a ideia da pesquisa, então era contextualizar um cenário tecnológicos através dos recursos tecnológicos de TV digital onde possibilitava aos professores usar um sistema presencial mediado por tecnologia da UEA obter uma realimentação em tempo real do aprendizado dos alunos.
Em 2011 o professor José Augusto de Melo Neto e Luci Ferraz de Mello abordarão uma temática sobre Processos Comunicacionais na Educação com Mediação Tecnológica no Estado do Amazonas Este artigo apresenta o projeto “Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica”, planejado e implementado pela Secretaria Estadual de Educação do Amazonas, o qual é oferecido por meio de um sistema via satélite de videoconferência.  Essa solução permite a transmissão de aulas ao vivo com interação de áudio e vídeo para mais de 1.300 salas de aula distribuídas por todo estado amazonense. 
Para esses autores, a interação é uma série complexa de mensagens trocadas entre as pessoas. Porém, o entendimento de comunicação vai além das trocas verbais. Para essa escola, todo comportamento é comunicação.
Neste cenário a importância do estudo é desenvolver um modelo educacional com ensino mediado por tecnologia com interatividade em tempo real nas escolas do Estado do Amazonas, pois o foco é oferecer uma opção diferenciada ao processo de Educação regular síncrona tradicional do estado, oferecendo uma um modelo interativo utilizando sistema presencial mediado por tecnologia, - Projeto Igarité, e assim possibilite remodelar o sistema tradicional para o sistema assíncrono. Neste sentido notar-se viável uma sensibilização intuito reflexiva que valoriza o pensamento transdisciplinar na análise do movimento e diversidade dos processos comunicativos, interativos educacionais. Então, nesse cenário destaca-se o Projeto Igarité onde oferece uma educação à distância, atendendo-se uma grande quantidade de municípios, através do sistema presencial mediado por tecnologia, assim como pela qualidade atribuída a eles em relação ao seu corpo docente, técnico, administrativo e todo suporte educacional e infra-estrutura oferecida.
Considerando também as distâncias geográficas existentes entre a capital e os demais municípios que integram o estado do Amazonas, o Projeto Igarité preocupou-se em levar educação aos diversos povos e culturas que compõem o Estado, e oferecendo aos diversos municípios um o ensino fundamental tecnológicos a todos que queiram terminar seus estudos na sua própria localidade.
Percebeu-se que muito cidadão não terem oportunidades de estudarem no ensino regular presencial, em suas comunidades, e para que não se deslocarem da sua localidade que vivem para outros lugares mais distantes.
Nesse sentido o ensino à distância apresenta-se como uma alternativa válida e um complemento aos atuais métodos de educação, com capacidades de resposta a diversos tipos de necessidades, nomeadamente para aqueles que se encontram impossibilitados de participar nas atividades educativas existentes.
Nessa visão percebeu-se que o ensino assíncrono modular, ou seja, o ensino mediado com tecnologia e interatividade em tempo real é a melhor alternativa de ensino nas escolas rurais do Estado. E assim desenvolver um modelo educacional interativo modular utilizando recursos didáticos tecnológicos de que possibilite um ensino assíncrono nas escolas do Estado.
O Estado do Amazonas, com seus 62 municípios espalhados por cerca de 1,6 milhões de km2, não conseguia oferecer ensino fundamental de qualidade junto às suas comunidades rurais. Isso por conta das dificuldades de acesso a tais regiões e pela própria falta de professores, dentre outros fatores. E para minimizar a defasagem idade-série e levar o ensino regular a regiões de difícil acesso.
Para se ter uma ideia das dificuldades geográficas do referido ambiente, são 3,5 milhões de habitantes, mais da metade deles vivendo na capital, Manaus. Quanto à maior parte de suas comunidades rurais, em alguns casos, chega-se a levar 30 dias de barco até as localidades mais longínquas, partindo de Manaus. E os moradores dessas regiões que quisessem atender ao ensino fundamental tinham que se mudar para o município mais próximo dentre os 62 do estado, o que poderia significar uma viagem de mais de 300 km por barco.
 A dificuldade na oferta de ensino fundamental fazia com que o Estado do Amazonas ficasse sempre nas últimas colocações do ranking de educação do Ministério da Educação. Iniciado em 2007, o investimento nesse projeto contribuiu para que pulasse para a 16ª posição já ao final de seu segundo ano de existência.
Em qualquer canto do país, todos têm o direito de estudar perto de casa. Essa determinação consta do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e de um parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE). Os documentos determinam que a frequência à Educação Infantil ocorra na mesma comunidade em que a criança mora e que, excepcionalmente, alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental sejam atendidos em instituições nucleadas - que recebem estudantes de diferentes localidades -, mas todos devem ser mantidos no contexto rural. Desde que o deslocamento não seja grande demais, ela é positiva se permite o acesso a uma infra-estrutura melhor.
Com essa problemática a Secretaria do Estado - SEDUC viabilizou um modelo tecnológico – Projeto Igarité e rompeu a falta do ensino fundamental e carência de professores nas localidades da zona rural e urbana e expandiu o ensino tecnológico, que alunos continuarem seus estudos o modelo desse ensino tecnológico hoje esta presente ensino no Município de Urucurituba oferecendo aos alunos oportunidade de estudarem na sua localidade de origem, e assim terminarem seus estudos.
A fim de melhor compreender os recursos didáticos o ensino mediado por tecnologia com interatividade em tempo real e, na melhoria da qualidade de ensino, colocou a seguinte questão indagadora: Quais são os recursos didáticos aplicados no ensino mediado por tecnologia com interatividade em tempo real, no Município de Urucurituba, nas escolas Estaduais do Amazonas, no Ensino Fundamental, Brasil, ano 2016?
As perguntas específicas e científicas foram: Em que consiste os recursos didáticos utilizados no ensino mediado com tecnologia e interatividade em tempo real no Município de Urucurituba, nas Escolas Estaduais do Amazonas, no Ensino Fundamental, Brasil, ano 2016?
Em que consiste o ensino mediado com tecnologia e interatividade em tempo real vivenciados no Município de Urucurituba, nas Escolas Estaduais do Amazonas, no Ensino Fundamental, Brasil, ano 2016?
Como se relaciona a interatividade em tempo real, os recursos didáticos utilizados e o ensino mediado com tecnologia, no Município de Urucurituba, nas Escolas Estaduais da Amazonas, no Ensino Fundamental, Brasil, ano 2016?
 Nesse sentido como objetivo geral proposto foi analisar os recursos didáticos aplicados no ensino mediado com tecnologia e interatividade em tempo real, no Município de Urucurituba, nas Escolas Estaduais da Amazonas, no Ensino Fundamental, Brasil, ano 2016.
Os objetivos específicos definidos foram: Descrever os recursos didáticos utilizados no ensino mediado com tecnologia e interatividade em tempo real no Município de Urucurituba, nas Escolas Estaduais da Amazonas, no Ensino Fundamental, Brasil, ano 2016;
Apresentar o ensino mediado com tecnologia e interatividade em tempo real vivenciados no Município de Urucurituba, nas Escolas Estaduais da Amazonas, no Ensino Fundamental, Brasil, ano 2016;
Relacionar a interatividade em tempo real, com os recursos didáticos utilizados e o ensino mediado com tecnologia, no Município de Urucurituba, nas Escolas Estaduais da Amazonas, no Ensino Fundamental, Brasil, ano 2016.
Com a principal justificativa, deu-se a partir das observações realizadas nas comunidades onde há o ensino com mediação da tecnologia. Dentre as enumeras escolas estaduais localizadas no município de Urucurituba, observou-se que muitas instituições escolares não há o ensino mediado por tecnologia. Então, este estudo se torna importante, pois tem o propósito em um desenvolvimento rápido com o ensino mediado com tecnologia e interatividade em tempo real da escola estaduais do Amazonas enfatizando a do município de Urucurituba, pois esse modelo de ensino venha a melhorar qualidade do ensino do Estado na forma a evoluir os resultados do IDEB nas escolas do Estado. Nota-se que esse modelo de educação tecnológica, é um movimento que não é apenas passageiro e sim, definitivo. Com um mundo cada vez mais globalizado, as distâncias que eram de dias passaram a ser realizadas em tempo real, com o advento da internet. Tendo por base esses fatores, a educação sendo um pilar de sustentação da sociedade, não poderia ser deixada de lado, pois, em um mundo onde mais e mais pessoas, se aglomeram em busca de trabalho, busca-se novas formas de melhorar e facilitar essa necessidade. Sendo assim, o ensino mediado por tecnologia se encaixa nesse ambiente propício, pois fornece mecanismo para o ensino que outrora era estático, dentro de uma instituição.
O estudo vem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. A simples presença de novas tecnologias na escola não é por si só, garantia de maior qualidade na educação, pois a aparente modernidade pode mascarar um ensino tradicional baseado na recepção e na memorização de informações.
Há necessidade da busca de soluções adequadas a esse problema, faz com que os estudos e os avanços tecnológicos devam progredir a fim de uma maior integração e desenvolvimento entre a tecnologia e a educação.
Neste sentido de se desenvolver uma investigação nessa área se justifica em mostrar e conhecer a relevância e os benefícios que o ensino mediado por tecnologia traz á educação.
Neste panorama, surge na vanguarda da elaboração de projetos educacionais a modalidade de educação mediada por tecnologias, para o público jovem, de ensino fundamental, trazendo o rompimento das barreiras entre as soluções (metodologias e tecnologias) adotadas na preparação de estudantes para acesso ao ensino superior das principais universidades e faculdades do país.
Essa pesquisa estabelece o início de uma revolução educacional do ensino fundamental, pois se trata de empenho conjunto para a consolidação de políticas educacionais desenvolvidas e ofertadas em educação presencial mediada por tecnologia. O resultado permitirá às escolas do Estado a possibilidade de ofertar uma preparação completa, fundamentada e direcionada ao aproveitamento de todo o processo educacional a qual os estudantes estarão inseridos, possibilitando assim o melhor aproveitamento dos recursos e consequentemente ampliando os horizontes para a melhoria continuada da educação brasileira, partindo da experiência estadual.
O trabalho também contribui para a divulgação da modalidade dos recursos didáticos o ensino mediado por tecnologia presencial com interatividade em tempo real, no ensino modular, no Município de Urucurituba, tendo em vista a importância do trabalho no meio social. Então, percebe-se que o ensino mediado por tecnologia no seu âmbito educacional é método ensino/aprendizagem no quais professores e alunos podem se comunicar ao mesmo tempo, além da forma convencional (presencial), também de maneira virtual.
Uma das principais limitações deste trabalho prendeu-se com a análise dos dados recolhidos. Esta revelou-se uma tarefa árdua, sobretudo difícil para nós que ainda somos aprendizes nesta tarefa, dificultando-nos, desta forma de desenvolver uma pesquisa de campo que envolvesse um maior número de escolas e inevitavelmente estar a trabalhar com um universo extremamente ampliado. Desta forma, pensou-se que tal limitação acabou por restringir a nossa análise refletindo nos resultados apresentados.
A transição do meio convencional, ou seja, o ensino presencial, para o ambiente virtual, não deve ser vista como um fácil processo, mas é a grande tendência para a educação do futuro.
A viabilização da gestão desses processos comunicacionais contou com o investimento do governo amazonense na formação de todos os professores envolvidos no processo. Isso incluiu a realização de módulos de educação continuada para atualização anual dos mesmos sobre o uso das novas tecnologias junto ao ambiente educacional, exatamente para que entendam o uso mais adequado das mesmas em termos pedagógicos.
Enfim, percebe-se que as novas ferramentas e ambientes estão sendo desenvolvidos e utilizados buscando alcançar méritos positivos para esta nova modalidade.




Neste sentido, os tópicos da dissertação estão distribuídos da seguinte forma:
TÓPICO 1 Introdução: Onde se descreve de forma sucinta o problema, a, justificativa, os objetivos da pesquisa.
TÓPICO 2 Marco Teórico: Este tópico descreve argumentação teórica das variáveis sobre a fundamentação teórico dos autores que embasam sobre cada variável.
Os Recursos Didáticos: Este tópico descrever os recursos didáticos no ensino mediado por tecnologia com interatividade em tempo real;
O Ensino Mediado com Tecnologia: Este tópico descreve o modelo de Educação a distância em funcionamento no Amazonas e o cenário do sistema presencial mediado com tecnologia;
Interatividade em Tempo Real: Este tópico descreve a interface interativa em tempo real do ensino mediado por tecnologia das escolas do Estado do Amazonas.
TÓPICO 3 Marco Metodológico: Este tópico refere-se como a pesquisa foi realizada e distribuídas de acordo com a pesquisa de campo: contexto, desenho, enfoque, alcance, fonte de dados, população e mostra, sujeito, universo o população, mostra e procedimentos mostragem, técnica e instrumento de coletas de dados, procedimentos de coletas de dados, técnicas de analises dos dados.
TÓPICO 4 Marco Analítico: Este tópico mostra minuciosamente os dados organizados e analisados conforme os objetivos propostos para a realização da pesquisa do campo e teórica.
TÓPICO 5 Conclusões e as Recomendações: Este tópico descreve as conclusões e sugestões que podem ajudar ao futuros pesquisadores a entenderem sistema de ensino mediado por tecnologia, e, sua importância para educação, e assim, contribuir no desenvolvimento de ensino aprendizagem referindo a este cenário tecnológico nos tempos atuais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE CURSO PARA EJA - CONTEÚDOS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

EJA Língua Portuguesa de 6º ao 9º ano   Planejamento Anual para a Educação de Jovens e Adultos 1 -  Apresentação                 Aqui serão ...