quinta-feira, 14 de abril de 2016

TEXTO DISSERTATIVO

 REDAÇÃO – MSC: LEANDRO FURTADO
*********************************************************

TEXTO DISSERTATIVO – TIPOS DE INTRODUÇÃO


     Faremos, a partir de agora, uma tipologia de introduções, isto é, desenvolveremos sugestões para que o vestibulando, na hora da escrita, tenha uma orientação – toda classificação torna-se uma simplificação, não esqueça! Aqui, temos, na verdade, caminhos possíveis e não obrigatórios para a escrita, pois um texto é, acima de tudo, um exercício de subjetividade.


1)    INTRODUÇÃO BASEDADA EM FATOS REAIS

     Consiste no uso de acontecimentos históricos e contemporâneos, dados numéricos, relato de um caso, isto é, uma situação da realidade para tecer a reflexão. Exemplo:


* Tema: A necessidade de reformar a legislação para lutar contra os efeitos prejudiciais de certas seitas.

        Queda do muro de Berlim, símbolo da derrocada de uma ideologia; menor influência da moral: no campo político, econômico ou ético. O homem moderno parece ter perdido seus referenciais. Não será essa impressão de vazio que impele cada vez mais pessoas para as seitas?
 
 


* Tema: a valorização da beleza.





* Tema: A vida na contemporaneidade.
     Há quem diga que, assim como a tuberculose foi a doença do século XIX, a depressão é a enfermidade do avançado século XXI.
 
 







2)    INTRODUÇÃO BASEADA EM DOIS APONTAMENTOS

     Esta estrutura joga no texto dois posicionamentos críticos sobre o mesmo assunto para serem discutidos posteriormente.

* Tema: A educação no Brasil.



     A educação no Brasil vive, hoje, um paradoxo: de um lado, professores mal pagos, desestimulados e esquecidos pelo governo. De outro, gastos excessivos com aparelhagem digital. A equação desses dois elementos se constitui num desafio.
 
 
* Tema: A exclusão social.


     Predominam duas convicções errôneas sobre o problema da exclusão social: a de que ela é problema apenas do poder público e a de que sua superação envolve muitos recursos e grandes esforços.
 
 









3)    INTRODUÇÃO BASEADA NA TESE DEFENDIDA

     Neste recurso, o redator cita diretamente a temática e já anuncia sua tese, ou seja, sua opinião.

* Tema: Legalização da maconha.


     É um grave erro a liberação da maconha, pois ela provocará, de imediato, violenta elevação do consumo. O Estado perderá o precário controle que ainda exerce sobre as drogas e as instituições de recuperação de viciados não terão estrutura suficiente para atender à demanda.
 
 









4)    INTRODUÇÃO BASEADA EM DEFINIÇÃO DA TEMÁTICA

     É o modo mais simples de iniciar o texto, pois definimos para o leitor nossa conceituação sobre a temática a ser tratada.

* Tema: A presença do mito.


     O mito, entre os povos primitivos, é uma forma de situar-se no mundo, isto é, de encontrar o seu lugar entre os demais seres da natureza. É um modo reflexivo das representações humanas.
 
 






5)    INTRODUÇÃO EM FORMA DE PERGUNTA

É o ato de tecer indagações que devem ser respondidas, ainda que indiretamente, dentro do texto.

* Tema: O sistema de saúde e os impostos
Caixa de texto:      Será que é com novos impostos que a saúde melhorará no Brasil? A cada ano, somos lesados por mais cobranças para alimentar um sistema que só parece piorar.
6)    INTRODUÇÃO BASEADA EM UMA COMPARAÇÃO

      O recorte temático é comparado a alguma coisa, seja um fato histórico ou contemporâneo. Deve haver uma relação de sentido entre os elementos comparados.

* Tema: Reforma agrária.


     Assim como aconteceu na época da abolição da escravidão, no Brasil, em que existiam elementos favoráveis e contrários a ela, também hoje há os que são a favor e os que são contra a implantação da reforma agrária.
 
 



7)    INTRODUÇÃO BASEADA EM UMA CITAÇÃO




7) INTRODUÇÃO BASEADA EM UMA CITAÇÃO

     Para propor uma discussão inicial, o redator pode começá-la com uma citação que tenha a ver com a temática a ser tratada.

* Tema: As infrações e incivilidades do cotidiano


      Já afirmava Claude Levi-Strauss que "o mundo começou sem o homem e poderá acabar sem ele."
       Nessa perspectiva, a sociedade atual demonstrou um paradoxo, visto que, apesar da tecnologia corroborar a capacidade técnica e intelectual do homem, continuamos cometendo infrações e incivilidades diariamente.
 
 





8)    INTRODUÇÃO BASEADA EM UM PROVÉRBIO



8) INTRODUÇÃO BASEADA EM UM PROVÉRBIO

     O provérbio, assim como a citação, deve corresponder com a temática e ser usado com criatividade, já que é um “lugar-comum”, conhecido por todos.

* Tema: A importância das organizações não-governamentais



     Assim trata o provérbio de Confúcio: “Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha.” Um projeto social exige um passo de cada vez, pois cada um deve fazer a sua parte.
 
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE CURSO PARA EJA - CONTEÚDOS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

EJA Língua Portuguesa de 6º ao 9º ano   Planejamento Anual para a Educação de Jovens e Adultos 1 -  Apresentação                 Aqui serão ...