quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

PLANO DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO

 

Escola Estadual: 

Código do Inep da Escola

Professor (a):                                Matrícula:

Nível de Ensino: ( x ) Ensino Fund. Anos Iniciais    (   ) Ensino Fund. Anos Finais    (   ) Ensino Médio

Ano/Série: 4º Ano           Turma: 01                Turno: Vespertino

PLANO BIMESTRAL – 1º BM

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

 

EIXO / UNIDADE TEMÁTICA / PRÁTICAS DE LINGUAGENS

 

 

HABILIDADES

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO

 

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

 

AVALIAÇÃO

 

 

 

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

(EF04LP09 - CVC) Ler e compreender, com autonomia, boletos, faturas e carnês, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero (campos, itens elencados, medidas de consumo, código de barras) e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

 

Compreensão em leitura:

- Leitura fluente de gêneros do CVC, como boletos, faturas e carnês;

- Estratégias de leitura – antecipações e previsões com base nos elementos constituintes do gênero (campos, itens elencados, medidas de consumo, código de barras, datas de vencimento e emissão) e nas características de cada um dos gêneros do CVC (organização interna, marcas linguísticas e conteúdo temático) e dos textos específicos a serem lidos.

Ø  Verificação de Diagnóstico

Ø  Proposições de leitura, optando por materiais que contribuam para ampliação dos conhecimentos referentes à cultura local, regional, nacional e de outros povos, alimentando a criatividade e a imaginação.

Ø  1ª Avaliação formativa a partir das atividades de verificação diagnóstica das primeiras semanas.

Ø  2ª Avaliação Formativa de forma contínua realizada através da confecção de painéis com imagens ou gêneros textuais referentes as datas comemorativas

·       Carnaval

·       Dia Internacional da Mulher

·       Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Ø  Confecção do jornalzinho da turma abordando o tema Bullying.

Ø  Sarau literário referente ao dia do livro.

Ø  Exercícios de interpretação textual.

Ø  Atividade de encenação da páscoa ressaltando valores de respeito, empatia, gratidão.

Ø  Realizar atividades com temas contemporâneos transversais da área de multiculturalismo abordando as diversidades culturais de acordo com as matrizes históricas e culturais brasileiras abordando temas históricos como os índios e Tiradentes.

Ø  Atividades do livro didático

Ø  Atividades impressas.

Ø  3ª Avaliação formativa qualitativa da participação das atividades propostas

 

(EF35LP03 - TCA) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Compreensão/ Estratégia de Leitura:

- Leitura fluente de textos de gêneros de TCA;

- Localização e redução de informações contidas nos textos.

Ø  Leitura de diferentes textos de gêneros textuais diversificados.

 

(EF35LP23 - CAL) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.

Competências Socioemocionais: Desenvolver trabalhos individuais e coletivos em sala de aula.

Apreciação estética/ Estilo: - Leitura para fruição, colaborativa e com autonomia;

- Estrutura dos poemas (rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e os efeitos de sentido produzidos nos textos.

Ø  Apresentar a estrutura do poema e suas diferentes funções.

Ø  Propor à turma que interpretem uma poesia ou um poema, uma música, danças e outras expressões artísticas sobre o Carnaval e o Dia Internacional da Mulher e compartilhe em forma de painel.

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

(EF04LP01 - TCA) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares diretas e contextuais

Construção do sistema alfabético e da ortografia:

- Grafia correta de palavras com regularidades diretas – P, B, F, V, T, D, que são aquelas cujos sons são parecidos;

- Grafia correta de palavras com regularidades contextuais, que são aquelas em que o contexto interno da palavra é que determina que letra usar - R/RR, S/SS, GA -GO -GU, GUE -GUI, CA -CO -CU, QUE, QUI, M antes de P e B/ N antes das demais letras.

Ø  Realização de pesquisa (com o uso de dicionário), registro (por exemplo, ditado) e jogos que envolvam a grafia correta de palavras (jogos e brincadeiras como “forca” e “stop”, além de ser uma ótima oportunidade para o momento coletivo - em sala, podem ser atividades com grande potencial).

(EF04LP05 - TCA) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto

Pontuação:

- Percepção das marcas do discurso direto e utilização correta de dois pontos (:), mudança de linha para novo parágrafo e início da fala com travessão (-);

- Utilização adequada do ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação na leitura e utilização na escrita;

- Uso de vírgula em enumerações e em separação de vocativo e aposto;

- Emprego da pontuação correta em textos produzidos para apresentar expressividade, legibilidade e provocar os efeitos de sentido desejados.

Ø  Apropriação da utilização correta dos elementos gramaticais estudados, através de múltiplos exercícios, contextualizados, para repertoriar o aluno antes do mesmo realizar produções textuais de gêneros diversos (indicação da função e do significado dos elementos gramaticais dentro do texto).

Ø  Produção textual sobre o dia de combate a discriminação racial.

(EF04LP08 - TCA) Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos  agem, -oso, -eza, - izar/ -isar (regulares morfológicas).

Morfologia (sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/isar):

- Grafia de palavras com regularidades morfológico -gramaticais (substantivos derivados de adjetivos – sufixo [eza] pode ser escrito com S ou Z, dependendo da classificação gramatical da palavra).

Ø  Realização de ditado de palavras, por campo conceitual (ex.: animais, frutas), com autocorreção pelas crianças.

Ø  Utilização de atividades do livro didático

(EF04LP13 - CVC) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (instruções de jogos digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a serem seguidos) e formato específico dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/apresentação de materiais e instruções/passos de jogo).

Forma de composição dos textos:

- Identificação e reprodução, em colaboração com o professor e com autonomia, de textos injuntivos (manual de instruções de jogos digitais ou impressos) orais ou escritos, considerando a formatação – verbos imperativos, indicação de passos a serem seguidos.

Ø  Realização de atividades para observação da forma de apresentação das palavras (verbos no infinitivo, substantivos e adjetivos no masculino singular etc.) e reconhecimento de palavras polissêmicas, atentando para o uso correto do contexto em que está inserida.

(EF04LP23 - CPEP) Identificar e reproduzir, em verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica desse gênero (título do verbete, definição, detalhamento, curiosidades), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Forma de composição dos textos:

- Identificação e reprodução, em situações de leitura e escrita, de verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica desse gênero (título do verbete, definição, detalhamento, curiosidades), considerando a situação comunicativa, o tema e a finalidade do texto.

Ø  Realização da brincadeira em grupos: levantamento de palavras.

Ø  Visitar a biblioteca para realizar atividades referentes ao dia do Livro.

Oralidade

(EF04LP12 - CVC) Assistir, em vídeo digital, a programa infantil com instruções de montagem, de jogos e brincadeiras e, a partir dele, planejar e produzir tutoriais em áudio ou vídeo.

Produção de texto oral:

- Planejamento e produção de tutoriais de instruções de montagem, de jogos e brincadeiras, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa – a finalidade, o gênero, o suporte, os interlocutores, o contexto de produção e circulação.

Ø  Apropriação de textos e histórias narradas para explorar as diversas grafias e acentuação de maneiras contextualizadas.

(EF35LP11 - TCA) Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos.

Competências Socioemocionais: Contação de histórias, através de fantoches e/ou peças teatrais.

Variação Linguística:

- Marcas linguísticas;

- Características regionais.

Ø  Propor à turma a contação de lendas e narrativas sobre culturas nos diversos territórios; folclore e fatos históricos e diversidade de religiões, por meio de fantoches e/ou peças teatrais.

Ø  Utilizar as lendas regionais para trabalhar o dia do índio.

 

(EF35LP28 - CAL) Declamar poemas, com entonação, postura e interpretação adequadas.

Declamação:

- Feita em voz alta de textos poéticos da cultura local, nacional, tradicionais e aqueles referentes às culturas periféricas, observando a fluência, ritmo, entonação, postura corporal e gestos adequados aos textos e situações propostas.

Ø  Escuta de gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas locais: urbanas e rurais, regionais e nacionais; marcas linguísticas que evidenciam o locutor e interlocutor, para compreensão da sua intencionalidade; diversidade de ideias e opiniões, a fim de conviver bem socialmente tanto respeitando como sendo respeitado. Características regionais: variedade linguística de grupos de diferentes origens (indígenas, ribeirinhos, quilombolas, entre outros).

Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma)

(EF04LP22 - CPEP) Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.

Planejamento textual:

- Planejamento e produção coletiva e com certa autonomia, de texto a partir da pesquisa e leitura verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa – interlocutores, finalidade, gênero, contexto de produção e circulação e suporte;

- Revisão e reescrita coletiva e autônoma dos textos produzidos.

Ø  Planejamento e produção, roteirização, direção e edição de vídeos dos mais variados assuntos, de interesse dos alunos (por exemplo, resenha crítica de brinquedos, vlog, blog, jornal, programa infantil com temáticas diversas para reportagens, entrevistas, etc.)

Ø  Uso de equipamentos digitais para gravar as encenações da páscoa.

(EF35LP27 - CAL) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.

Escrita autônoma:

- Planejamento, produção, revisão e reescrita coletiva de textos em versos, considerando os elementos constitutivos do gênero poético, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros

Ø  Proposição de produção de brincadeiras e desafios para que os alunos experimentem situações que contribuam para o seu desenvolvimento integral (a partir de projetos interdisciplinares/ temas contemporâneos transversais).

Ø  Utilizar o tema transversal para trabalhar o dia de Tiradentes.

 

 

XXXXXX, XXXX de XXXXXXXXXX de  2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANO DE CURSO PARA EJA - CONTEÚDOS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

EJA Língua Portuguesa de 6º ao 9º ano   Planejamento Anual para a Educação de Jovens e Adultos 1 -  Apresentação                 Aqui serão ...