Escola Estadual:
Código do Inep da
Escola:
Professor (a): Matrícula:
Nível de Ensino: ( x ) Ensino Fund. Anos
Iniciais ( ) Ensino Fund. Anos Finais ( )
Ensino Médio
Ano/Série: 4º Ano Turma: 01 Turno: Vespertino
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa |
||||
EIXO /
UNIDADE TEMÁTICA / PRÁTICAS DE LINGUAGENS |
HABILIDADES |
OBJETOS DE
CONHECIMENTO |
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS |
AVALIAÇÃO |
Leitura/escuta
(compartilhada e autônoma) |
(EF04LP09 - CVC) Ler
e compreender, com autonomia, boletos, faturas e carnês, dentre outros
gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero
(campos, itens elencados, medidas de consumo, código de barras) e
considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. |
Compreensão em leitura: - Leitura fluente de gêneros
do CVC, como boletos, faturas e carnês; - Estratégias de leitura –
antecipações e previsões com base nos elementos constituintes do gênero
(campos, itens elencados, medidas de consumo, código de barras, datas de
vencimento e emissão) e nas características de cada um dos gêneros do CVC
(organização interna, marcas linguísticas e conteúdo temático) e dos textos
específicos a serem lidos. |
Ø Verificação de Diagnóstico Ø Proposições de
leitura, optando por materiais que contribuam para ampliação dos
conhecimentos referentes à cultura local, regional, nacional e de outros
povos, alimentando a criatividade e a imaginação. |
Ø 1ª Avaliação formativa a partir das atividades de verificação
diagnóstica das primeiras semanas. Ø 2ª Avaliação Formativa de forma contínua realizada através da confecção
de painéis com imagens ou gêneros textuais referentes as datas comemorativas
· Carnaval · Dia
Internacional da Mulher · Dia
Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial Ø Confecção do jornalzinho da turma abordando o tema Bullying. Ø Sarau literário referente ao dia do livro. Ø Exercícios de interpretação textual. Ø Atividade de encenação da páscoa ressaltando valores de respeito,
empatia, gratidão. Ø Realizar atividades com temas contemporâneos
transversais da área de multiculturalismo abordando as diversidades culturais
de acordo com as matrizes históricas e culturais brasileiras abordando temas
históricos como os índios e Tiradentes. Ø Atividades do livro didático Ø Atividades impressas. Ø 3ª Avaliação formativa qualitativa da participação das atividades
propostas |
(EF35LP03 - TCA)
Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. |
Compreensão/ Estratégia de
Leitura: - Leitura fluente de textos
de gêneros de TCA; - Localização e redução de
informações contidas nos textos. |
Ø Leitura de diferentes textos de gêneros textuais diversificados. |
||
(EF35LP23 - CAL)
Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e
diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de
sentido. Competências
Socioemocionais: Desenvolver trabalhos individuais e coletivos
em sala de aula. |
Apreciação estética/ Estilo: -
Leitura para fruição, colaborativa e com autonomia; - Estrutura dos poemas
(rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e
refrões e os efeitos de sentido produzidos nos textos. |
Ø Apresentar a estrutura do poema e suas diferentes funções. Ø Propor à turma que
interpretem uma poesia ou um poema, uma música, danças e outras expressões
artísticas sobre o Carnaval e o Dia Internacional da Mulher e compartilhe em
forma de painel. |
||
Análise
linguística/semiótica (Ortografização) |
(EF04LP01 - TCA)
Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares
diretas e contextuais |
Construção do sistema
alfabético e da ortografia: - Grafia correta de palavras
com regularidades diretas – P, B, F, V, T, D, que são aquelas cujos sons são
parecidos; - Grafia correta de palavras
com regularidades contextuais, que são aquelas em que o contexto interno da
palavra é que determina que letra usar - R/RR, S/SS, GA -GO -GU, GUE -GUI, CA
-CO -CU, QUE, QUI, M antes de P e B/ N antes das demais letras. |
Ø Realização de pesquisa (com o uso de dicionário), registro (por
exemplo, ditado) e jogos que envolvam a grafia correta de palavras (jogos e
brincadeiras como “forca” e “stop”, além de ser uma ótima oportunidade para o
momento coletivo - em sala, podem ser atividades com grande potencial). |
|
(EF04LP05 - TCA)
Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto
final, de interrogação, de exclamação, dois pontos e travessão em diálogos
(discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de
aposto |
Pontuação: - Percepção das marcas do
discurso direto e utilização correta de dois pontos (:), mudança de linha
para novo parágrafo e início da fala com travessão (-); - Utilização adequada do
ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação na leitura e
utilização na escrita; - Uso de vírgula em
enumerações e em separação de vocativo e aposto; - Emprego da pontuação
correta em textos produzidos para apresentar expressividade, legibilidade e
provocar os efeitos de sentido desejados. |
Ø Apropriação da utilização correta dos elementos gramaticais estudados,
através de múltiplos exercícios, contextualizados, para repertoriar o aluno
antes do mesmo realizar produções textuais de gêneros diversos (indicação da
função e do significado dos elementos gramaticais dentro do texto). Ø Produção textual sobre o dia de combate a discriminação racial. |
||
(EF04LP08 - TCA)
Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos agem, -oso, -eza, - izar/ -isar (regulares
morfológicas). |
Morfologia (sufixos -agem,
-oso, -eza, -izar/isar): - Grafia de palavras com
regularidades morfológico -gramaticais (substantivos derivados de adjetivos –
sufixo [eza] pode ser escrito com S ou Z, dependendo da classificação
gramatical da palavra). |
Ø Realização de ditado de palavras, por campo conceitual (ex.: animais,
frutas), com autocorreção pelas crianças. Ø Utilização de atividades do livro didático |
||
(EF04LP13 - CVC)
Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (instruções de
jogos digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos
imperativos, indicação de passos a serem seguidos) e formato específico dos
textos orais ou escritos desses gêneros (lista/apresentação de materiais e
instruções/passos de jogo). |
Forma de composição dos
textos: - Identificação e
reprodução, em colaboração com o professor e com autonomia, de textos
injuntivos (manual de instruções de jogos digitais ou impressos) orais ou
escritos, considerando a formatação – verbos imperativos, indicação de passos
a serem seguidos. |
Ø Realização de
atividades para observação da forma de apresentação das palavras (verbos no
infinitivo, substantivos e adjetivos no masculino singular etc.) e
reconhecimento de palavras polissêmicas, atentando para o uso correto do
contexto em que está inserida. |
||
(EF04LP23 - CPEP)
Identificar e reproduzir, em verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou
impressos, a formatação e diagramação específica desse gênero (título do
verbete, definição, detalhamento, curiosidades), considerando a situação
comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Forma de composição dos
textos: - Identificação e
reprodução, em situações de leitura e escrita, de verbetes de enciclopédia
infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica desse
gênero (título do verbete, definição, detalhamento, curiosidades),
considerando a situação comunicativa, o tema e a finalidade do texto. |
Ø Realização da brincadeira em grupos: levantamento de palavras. Ø Visitar a biblioteca para realizar atividades referentes ao dia do
Livro. |
||
Oralidade |
(EF04LP12 - CVC)
Assistir, em vídeo digital, a programa infantil com instruções de montagem,
de jogos e brincadeiras e, a partir dele, planejar e produzir tutoriais em
áudio ou vídeo. |
Produção de texto oral: - Planejamento e produção de
tutoriais de instruções de montagem, de jogos e brincadeiras, em áudio ou
vídeo, considerando a situação comunicativa – a finalidade, o gênero, o
suporte, os interlocutores, o contexto de produção e circulação. |
Ø Apropriação de textos
e histórias narradas para explorar as diversas grafias e acentuação de
maneiras contextualizadas. |
|
(EF35LP11 - TCA)
Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades
linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da
fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características
do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas
locais, rejeitando preconceitos linguísticos. Competências
Socioemocionais: Contação de histórias, através de fantoches
e/ou peças teatrais. |
Variação Linguística: - Marcas linguísticas; - Características regionais. |
Ø Propor à turma a
contação de lendas e narrativas sobre culturas nos diversos territórios;
folclore e fatos históricos e diversidade de religiões, por meio de fantoches
e/ou peças teatrais. Ø Utilizar as lendas
regionais para trabalhar o dia do índio. |
||
(EF35LP28 - CAL)
Declamar poemas, com entonação, postura e interpretação adequadas. |
Declamação: - Feita em voz alta de
textos poéticos da cultura local, nacional, tradicionais e aqueles referentes
às culturas periféricas, observando a fluência, ritmo, entonação, postura
corporal e gestos adequados aos textos e situações propostas. |
Ø Escuta de gravações,
canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas locais: urbanas
e rurais, regionais e nacionais; marcas linguísticas que evidenciam o locutor
e interlocutor, para compreensão da sua intencionalidade; diversidade de
ideias e opiniões, a fim de conviver bem socialmente tanto respeitando como
sendo respeitado. Características regionais: variedade linguística de grupos
de diferentes origens (indígenas, ribeirinhos, quilombolas, entre outros). |
||
Produção
de textos (escrita compartilhada e autônoma) |
(EF04LP22 - CPEP)
Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de enciclopédia infantil,
digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/
assunto/finalidade do texto. |
Planejamento textual: - Planejamento e produção
coletiva e com certa autonomia, de texto a partir da pesquisa e leitura
verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, considerando a
situação comunicativa – interlocutores, finalidade, gênero, contexto de
produção e circulação e suporte; - Revisão e reescrita
coletiva e autônoma dos textos produzidos. |
Ø Planejamento e
produção, roteirização, direção e edição de vídeos dos mais variados
assuntos, de interesse dos alunos (por exemplo, resenha crítica de
brinquedos, vlog, blog, jornal, programa infantil com temáticas diversas para
reportagens, entrevistas, etc.) Ø Uso de equipamentos
digitais para gravar as encenações da páscoa. |
|
(EF35LP27 - CAL) Ler
e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons
e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais
e sonoros. |
Escrita autônoma: - Planejamento, produção,
revisão e reescrita coletiva de textos em versos, considerando os elementos
constitutivos do gênero poético, explorando rimas, sons e jogos de palavras,
imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros |
Ø Proposição de
produção de brincadeiras e desafios para que os alunos experimentem situações
que contribuam para o seu desenvolvimento integral (a partir de projetos
interdisciplinares/ temas contemporâneos transversais). Ø Utilizar o tema
transversal para trabalhar o dia de Tiradentes. |
|
XXXXXX, XXXX de XXXXXXXXXX de 2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário